Projeto Evolução Cultural: Cocriando Espaços de Diálogo e Renovação na Cultura Organizacional do IIPC

Autores

  • Afrânia Correia IIPC
  • Antonio Aranha IIPC
  • Betânia Depaula IIPC
  • Danielle Bragagnolo IIPC
  • Diogo F. Tenório IIPC
  • Kátia Torres IIPC
  • Kennya Max IIPC
  • Tenile Vicenzi IIPC
  • Thaís Suzin IIPC

Palavras-chave:

cultura, diálogo, escuta ativa, evolução, horizontalidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compartilhar o histórico e as experiências do projeto Evolução Cultural. Este grupo surgiu durante a pandemia com a proposta de investigar a cultura organizacional do IIPC, coletar aprendizados e percepções do ponto de vista dos voluntários, para, a partir da análise dessas informações, auxiliar na cocriação de valores e iniciativas alinhadas com a cultura desejada. De início, apresenta-se o contexto de emergência do projeto, em meio às insatisfações de alguns frente à transformação digital e, por outro lado, as reivindicações por maior autonomia para experimentar, por exemplo, novas tecnologias e modalidades de voluntariado on-line, com rearranjos na estrutura organizacional. Aborda-se, em seguida, as etapas da pesquisa cultural do Instituto, os dados já levantados pelo grupo, os desafios surgidos, bem como os resultados obtidos durante as atividades de escuta e diálogo com os voluntários. Por fim, são compartilhadas algumas vivências da equipe durante o desenvolvimento do trabalho, e trazidos alguns exemplos de mudanças culturais já percebidas dentro do voluntariado.

Biografia do Autor

Afrânia Correia, IIPC

Bacharel em Direito; servidora pública federal; voluntária do IIPC desde 2016; docente de Conscienciologia desde 2018.

Antonio Aranha, IIPC

Historiador; médico psiquiatra com especialização em Psicologia Junguiana; voluntário do IIPC desde 2016.

Betânia Depaula, IIPC

Graduada em Comércio Exterior; MBA em Gestão de Negócios; consultora; voluntária do IIPC desde 2015.

Danielle Bragagnolo, IIPC

Graduada em Arquitetura e Urbanismo; especialização em Design de Interiores e Psicologia Transpessoal; arquiteta autônoma; voluntária do IIPC desde 2012; docente de Conscienciologia desde 2014.

Diogo F. Tenório, IIPC

Cientista social formado pela UFRJ ; servidor público federal; voluntário do IIPC desde 2001; docente de Conscienciologia.

Kátia Torres, IIPC

Graduada em Comunicação Social e Gastronomia; discente em Neurociências; voluntária do IIPC desde 1999; docente de Conscienciologia.

Kennya Max, IIPC

Graduada em Comunicação Social; pós-graduações em Marketing, Hotelaria e Turismo; voluntária do IIPC desde 2014; docente de Conscienciologia.

Tenile Vicenzi, IIPC

Graduada em Comunicac?a? o Social; MBA em Gestão Empresarial (FGV); pós-graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e diversas outras formações em processos participativos; voluntária do IIPC desde 2011; docente de Conscienciologia desde 2014.

Thaís Suzin, IIPC

Graduada em Comércio Internacional; empresária; voluntária do IIPC desde 2014; docente de Conscienciologia desde 2018.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Correia, A., Aranha, A., Depaula, B., Bragagnolo, D., F. Tenório, D., Torres, K., Max, K., Vicenzi, T., & Suzin, T. (2022). Projeto Evolução Cultural: Cocriando Espaços de Diálogo e Renovação na Cultura Organizacional do IIPC. Homo Projector, 8(2), 135–152. Recuperado de https://homoprojector.iipc.org/index.php/homoprojector/article/view/303

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)