Colegiado Financeiro: Primeiro Experimento de Liderança Colegiada no IIPC

Autores

  • Abramo Tessaro IIPC
  • André Monteiro IIPC
  • Nelson Marinho IIPC
  • Rogério Donizetti IIPC

Palavras-chave:

colegiado, gestão comum, gestão financeira, liderança compartilhada, transparência

Resumo

O presente artigo apresenta a transformação da área financeira do IIPC, antes representada pela Sede e Centros Educacionais de Autopesquisa (CEAs) de forma descentralizada. Houve a transformação de 100% das atividades presenciais para atividades on-line, em função da pandemia de COVID-19. Devido ao fechamento das bases físicas da maioria dos CEAs, as respectivas áreas do financeiro integraram um único grupo, agora gerido de forma interassistencial por colegiado, composto, no momento, por 4 integrantes. A gestão tratou de reunir os dados dos diferentes CEAs e Sede, fazer os ajustes em cada um e reunir as informações e capital em conta com gerência única, de forma clara e transparente para todo o voluntariado da instituição. Para tanto, o colegiado contou com seus trafores individuais e grupais, o que resultou na promoção do desassédio necessário para lidar com as questões financeiras e estabelecer relações entre as áreas afins, sustentando o prosseguimento das atividades do Instituto de forma ininterrupta.

Biografia do Autor

Abramo Tessaro, IIPC

Empresário; voluntário do IIPC desde 2017.

André Monteiro, IIPC

Graduado em Ciência da Computação; Mestre em Engenharia Elétrica; empresário; voluntário do CEA Belo Horizonte desde 2015.

Nelson Marinho, IIPC

Engenheiro de telecomunicações; pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios; voluntário do IIPC desde 2012; docente de Conscienciologia desde 2014.

Rogério Donizetti, IIPC

Engenheiro civil; voluntário do IIPC desde 2017.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Tessaro, A., Monteiro, A., Marinho, N., & Donizetti, R. (2022). Colegiado Financeiro: Primeiro Experimento de Liderança Colegiada no IIPC. Homo Projector, 8(2), 109–116. Recuperado de https://homoprojector.iipc.org/index.php/homoprojector/article/view/300