A Inteligência Financeira de Eufrásia Teixeira Leite: uma Empreendedora à frente de seu Tempo no Século XIX

Autores

  • Mariane Kaczmarek Jacob IIPC

Palavras-chave:

emancipação financeira, empreendedorismo feminino, investimentos financeiros, legado

Resumo

Este artigo analisa a trajetória de vida de Eufrásia Teixeira Leite, financista e filantropa brasileira do século XIX, tendo como objetivo levar o leitor à reflexão do modo de gerenciar seus investimentos financeiros. Eufrásia multiplicou a herança da família e deixou seu legado para a cidade de Vassouras, que usufrui direta e indiretamente desses bens. Primeiramente, é apresentada sua biografia, com detalhes a respeito da sua postura como investidora e rentista. Em prosseguimento, é feita a descrição da educação da mulher brasileira no século XIX e no inicio do século XX, visando aprofundar as questões mesológicas que faziam parte do seu cotidiano. Na seção seguinte, faz-se a análise da inteligência financeira e do empreendedorismo de Eufrásia, destacando-se o legado deixado em testamento. O artigo finaliza com reflexões a respeito do comprometimento que cada pessoa possa ter a respeito da gerência de seu dinheiro e da assistência a ser feita por meio deste, deixando materializadas diversas formas de obras libertárias e assistenciais. Conclui-se que o estudo de personalidades históricas auxilia os intermissivistas a ter exemplos do modo de materializar e conduzir a proéxis.

Biografia do Autor

Mariane Kaczmarek Jacob, IIPC

Bacharel em Ciências Econômicas; pós-graduada em Gestão Empresarial; voluntária do IIPC Curitiba e da Revista Conscientia.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Kaczmarek Jacob, M. (2020). A Inteligência Financeira de Eufrásia Teixeira Leite: uma Empreendedora à frente de seu Tempo no Século XIX. Homo Projector, 3(02), 145–154. Recuperado de https://homoprojector.iipc.org/index.php/homoprojector/article/view/132