Assertividade Evolutiva: Meio para Pacificação Íntima

Autores

  • Alessandra Serafim IIPC

Palavras-chave:

assertividade, evolução, pacificação íntima

Resumo

O presente artigo discorre acerca do tema da assertividade evolutiva pelo paradigma consciencial, demonstrando sua importância na pacificação íntima. A metodologia utilizada constitui-se no pensamento crítico reflexivo, nas observações do cotidiano quanto às manifestações conscienciais da autora e de terceiros, nos registros em cursos e o uso de algumas técnicas. Abordam-se características de 3 tipos de posturas conscienciais de acordo com a forma de comunicação: postura passiva, postura agressiva e postura assertiva evolutiva. Reflete-se sobre as causas da inassertividade consciencial e ressalta-se a importância da adoção de posturas assertivas evolutivas no cotidiano para a diminuição dos auto e heteroconflitos e a obtenção da pacificação íntima. Apresenta-se 5 técnicas relacionadas à identificação das inabilidades sociais e de superação. Conclui-se forte probabilidade do emprego de condutas assertivas evolutiva pela conscin contribuir para o processo de pacificação íntima. Entretanto, não é possível generalizar os aspectos encontrados nesta pesquisa e estendê-los à população geral. São necessários novos estudos para analisar a correlação existente entre paz interior e assertividade evolutiva.

Biografia do Autor

Alessandra Serafim, IIPC

Graduada em Psicologia; especialista em Psicoterapia Psicanalítica e Psicologia Organizacional e do Trabalho; voluntária do IIPC Florianópolis desde 2006; docente em Conscienciologia desde 2007.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Serafim, A. (2020). Assertividade Evolutiva: Meio para Pacificação Íntima. Homo Projector, 2(01), 46–57. Recuperado de https://homoprojector.iipc.org/index.php/homoprojector/article/view/50