Superação da Postura Autovitimizadora pela Assunção de Responsabilidades Evolutivas

Autores

  • Marise Barros IIPC

Palavras-chave:

autovitimização, ganho evolutivo, ganho secundário, paradigma consciencial, responsabilidade evolutiva, terceirização

Resumo

O artigo descreve a autopesquisa da autora em busca da superação do traço da autovitimização, partindo do levantamento do histórico pessoal e da vivência teática do paradigma consciencial. No decorrer da autoinvestigação, são apresentados contrapontos na relação entre ganhos secundários e ganhos evolutivos, sugerindo emergir dessa relação a motivação para a reciclagem intraconsciencial. A autora sugere ser essencial à mudança pessoal a assunção proativa de responsabilidades evolutivas a partir da implementação de ações práticas e apresenta exemplos de diferentes perfis conscienciais associados à postura autovitimizadora. Ressalta, ainda, possíveis repercussões da manutenção do traço da autovitimização na condição do intermissivista e do completismo existencial.

Biografia do Autor

Marise Barros, IIPC

É graduada em Design e Psicologia, pós-graduada em Psicologia Hospitalar; voluntária da Conscienciologia desde 2010; docente em Conscienciologia desde 2011; tenepessista desde fevereiro de 2012; coautora do livro Coletânea de Artigos de Psicologia Hospitalar 1 (2011).

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Barros, M. (2020). Superação da Postura Autovitimizadora pela Assunção de Responsabilidades Evolutivas. Homo Projector, 5(02-I), 25–39. Recuperado de https://homoprojector.iipc.org/index.php/homoprojector/article/view/182